SeixalJazz <br>com cartaz multifacetado

Co­meça amanhã, 16, no Au­di­tório Mu­ni­cipal do Fórum Cul­tural do Seixal, a edição de 2015 do Sei­xal­Jazz, que apre­senta um cartaz mul­ti­fa­ce­tado e mar­cado pelo cru­za­mento im­pro­vável de vá­rias lin­gua­gens jaz­zís­ticas.

Pela pri­meira vez, o fes­tival re­cebe um con­certo de jazz ma­nouche, pro­ta­go­ni­zado pelo trio do ho­landês Paulus Schäfer. O gypsy jazz deste exímio gui­tar­rista, em es­treia em Por­tugal, abre de forma iné­dita o Sei­xal­Jazz e traz ao Seixal o es­tilo jaz­zís­tico in­tro­du­zido por Django Rei­nhardt na dé­cada de 1930.

No dia 17 de Ou­tubro actua no Sei­xal­Jazz uma das mai­ores re­fe­rên­cias do jazz na­ci­onal e, cer­ta­mente, um dos mú­sicos de jazz por­tu­gueses com maior pro­jecção in­ter­na­ci­onal. O con­tra­bai­xista Carlos Bica sobe ao palco para li­derar o seu pro­jecto mais no­tável e in­con­fun­dível, o Trio Azul. A so­no­ri­dade e a his­tória deste grupo con­fundem-se com a do pró­prio Carlos Bica que, com Frank Möbus e Jim Black, forma um trio de­fi­nido pela ori­gi­na­li­dade e lon­ge­vi­dade.

A se­gunda se­mana do fes­tival co­meça no dia 22 de Ou­tubro com o quar­teto do sa­xo­fo­nista Je­rome Sab­bagh. Nas­cido em França, mas ra­di­cado em Nova Iorque, Sab­bagh tem en­tu­si­as­mado o pú­blico e a crí­tica com os seus re­gistos dis­co­grá­ficos ori­gi­nais e eclé­ticos. Su­por­tado pela energia in­com­pa­rável de Ben Monder, Joe Martin e Mark Ferber, o sa­xo­fone ine­bri­ante de Je­rome Sab­bagh pro­mete um con­certo sur­pre­en­dente.

No dia se­guinte, volta o jazz na­ci­onal e um dos seus me­lhores in­tér­pretes e cri­a­dores: o sa­xo­fo­nista Ro­drigo Amado traz-nos o seu Mo­tion Trio, com Ga­briel Fer­ran­dini, Mi­guel Mira e um con­vi­dado es­pe­cial no piano, Ro­drigo Pi­nheiro. Assim, o Sei­xal­Jazz pre­para-se para aco­lher um con­certo com mú­sicos ver­da­dei­ra­mente in­ven­tivos, que se­guem con­vic­ta­mente o ca­minho da livre im­pro­vi­sação.

No úl­timo dia, o Sei­xal­Jazz 2015 apre­senta outro sa­xo­fo­nista ilustre, o norte-ame­ri­cano Gary Bartz. Dono de uma ex­tensa e pro­lí­fica car­reira, mar­cada por co­la­bo­ra­ções com mú­sicos tão bri­lhantes como Miles Davis, Art Blakey ou Max Roach, Gary Bartz dis­pensa grandes apre­sen­ta­ções. Desde muito cedo apon­tado como um dos sa­xo­fo­nistas so­prano mais en­tu­si­as­mantes desde Can­non­ball Ad­derley, ex­pe­ri­mentou va­ri­ados es­tilos, mer­gu­lhou no jazz eléc­trico, passou pelo free-jazz, pelo funk-jazz, pelo pós-bop e no ca­minho venceu um Grammy. No Sei­xal­Jazz apre­senta-se no seu quar­teto com Barney McAll, James King e Greg Bandy.

Pa­ra­le­la­mente, um con­certo co­men­tado do quin­teto do trom­pe­tista Gon­çalo Mar­ques, no dia 21 de Ou­tubro, marca o início do pro­jecto pe­da­gó­gico «A Es­cola Vai ao Sei­xal­Jazz». A ac­ti­vi­dade é di­ri­gida a alunos e pro­fes­sores das es­colas bá­sicas do con­celho do Seixal.




Mais artigos de: Nacional

Sair à rua em defesa da paz

Vá­rias or­ga­ni­za­ções e mo­vi­mentos estão a pro­mover um con­junto de ini­ci­a­tivas de re­púdio pela re­a­li­zação em Por­tugal, Es­panha e Itália, dos mai­ores exer­cí­cios mi­li­tares da NATO das úl­timas dé­cadas.

Censura à austeridade

«Os por­tu­gueses cen­su­raram e con­de­naram, através do seu voto, as po­lí­ticas de aus­te­ri­dade e de em­po­bre­ci­mento pros­se­guidas pela co­li­gação de di­reita e ex­pres­saram uma ne­ces­si­dade de mu­dança», con­cluiu o Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV).

Seixal exige <br>fundos europeus

Re­a­fir­mando o seu com­pro­misso com a de­fesa da gestão pú­blica da água, a Câ­mara do Seixal re­clama fundos eu­ro­peus para o Centro Dis­tri­buidor de Água de Fernão Ferro, assim como para a con­ser­vação e re­mo­de­lação das redes de água e sa­ne­a­mento em «baixa».

Garantir um futuro digno em Portugal

Em nota de imprensa, a Comissão Regional de Setúbal da JCP saudou os mais de 71 mil eleitores da Península de Setúbal que confiaram o seu voto à Coligação PCP-PEV, assim como a campanha realizada, naquela região, pela Juventude CDU, em...

Desemprego jovem <br>é inaceitável

Segundo o relatório «Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2015», divulgado no dia 9 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Portugal registou, entre 2012 e 2014, uma taxa de desemprego jovem de 34,8 por cento, face aos 16,6 por cento...

Um desejo tornado realidade

Durante o mês de Dezembro, os Transportes Colectivos do Barreiro – TCB vão começar a operar também no concelho da Moita, circulando em Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira. O protocolo de entendimento entre a Câmara da Moita e a...

A paz falará mais alto

O Conselho Português para a Paz e Cooperação expressou anteontem, através de um comunicado, a sua veemente condenação do ataque terrorista que, no fim-de-semana, vitimou uma centena de pessoas e feriu inúmeras outras que participavam numa manifestação pela...

23.º Encontro Nacional <br>de Deficientes

No próximo sábado, 17, realiza-se, a partir das 9.30 horas, em Leiria, no Teatro Miguel Franco, o 23.º Encontro Nacional de Deficientes, com o lema «Unir, reflectir e lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva». Promovido pela Confederação Nacional dos Organismos...